Enquanto muitos viajantes estão se preparando para uma temporada de praia e muito sol, outros precisam tirar novamente as roupas de inverno do roupeiro, pois o destino das férias pode ser um local com temperaturas negativas!
Vamos listar 13 DICAS para te ajudar em uma viagem no inverno, sobre roupas e acessórios que utilizamos nas nossas viagens durante os invernos rigorosos da Europa e do Canadá.
Se prepare, pois uma viagem para o hemisfério norte no inverno deles (de final de novembro / início de dezembro, até fevereiro) existe grandes possibilidades de você ver muita neve pela frente.
Em nossa última viagem no inverno – dezembro de 2017 e janeiro de 2018, pegamos diversos dias de -20º C no Canadá, com neve e muito frio. No ano anterior, em dezembro de 2016, fomos para a Europa e pegamos temperaturas negativas na Alemanha e Itália. Nesta mesma viagem, fomos também para Portugal, que estava gelada, porém mais confortável que os outros países, com temperaturas na faixa dos 10º.
13 Dicas para viagens no inverno
Invista em Roupas adequadas para o inverno. Existe todo um estudo no desenvolvimento de roupas que são adequadas para temperaturas extremas. É importante observar que as roupas de inverno que temos no Brasil, mesmo as do Rio Grande do Sul que fazem muito frio, não são suficiente para encarar o inverno rigoroso do Canadá, por exemplo.
Em geral, nos países onde há invernos rigorosos e onde há a prática de esportes de inverno, foi criado o conceito de camadas, ou seja, as pessoas vestem poucas camadas de roupas, porém as peças certas para encarar o frio.
Dica 1 – Segunda pele
Esta é uma das principais dicas, se não a principal! A segunda pele é uma roupa térmica, que possui a característica de ser mais colada ao corpo e respirável.
Existe tanto a blusa como a calça. Na nossa última viagem, compramos na Decathlon e super recomendamos, pois os valores no Brasil estavam mais baratos que no Canadá.
Dica 2 – Luvas
Não se esqueça de um par de luvas, que seja quente e confortável. Procure manter as extremidades o mais quente possível, pois ao ter as mãos ou pés frios, mesmo que o resto do corpo esteja quente, você vai tremer de frio até se aquecer novamente.
O ruim de algumas luvas é a questão de não poder utilizar o celular touch, porém alguns modelos já possuem este recurso. Em contra-partida, elas podem ser um pouco mais finas, mas mesmo assim, ajudam no manuseio dos equipamentos.
Se você não usa eletrônicos, compre uma mais grossa. Se você é assim como a gente, passa um pouquinho de frio, mas garante as fotos! Haha 🙂 Conheça o modelo que compramos.
Luva com indicadores em touch, ou seja, você pode utilizar o celular. Em contra-partida elas são um pouco mais finas.
Dica 3 – Touca
Use uma touca. Por menos bonito que este acessório possa ser, utilizar uma touca para aquecer as orelhas e proteger a cabeça, ajuda muito no frio intenso. Eu recomendo um modelo simples que compramos na Decathlon, mas pode ser uma da tua preferência. Eu escolhi a mais simples de soft e não me arrependo. Aliás, estava mais barato aqui no Brasil que em Montreal.
Dica 4 – Protetor de orelha
Caso você seja como a Joice e não goste de toucas para não bagunçar o cabelo, opte pelos protetores de orelha. Eles parecem um fone de ouvido daqueles grandes e aquecem bastante!
Dica 5 – Gola
Use uma gola. Isso mesmo, aquelas golas de soft, super simples, aquecem melhor que qualquer cachecol. Na realidade, como estava muito frio, acabava usando os dois mesmo, e ficava menos feio na composição do casaco verde de todas as fotos. A gola é algo simples, mas te permite esticar para cima e cobrir a boca e o nariz.
Dica 6 – Botas de Neve
Ahhh, um dos melhores investimentos das viagens de inverno. Uma bota de neve, na minha opinião, não precisa ser a mais linda, não precisa ter estilo, mas precisa ser quente e impermeável. Em uma viagem onde há neve, a última coisa que pode acontecer é molhar os pés. Isso mesmo, manter os pés quentes, assim como as mãos, te garante um dia confortável, mesmo afundando os pés na neve macia e linda ou na lama que ela se transforma quando começa a derreter.
Dica 7 – Blusa Polar
Sabe aqueles Blusões de inverno de Fleece / soft, que são simples e lisos? A ideia é utilizar em cima da segunda pele, e abaixo de um Casaco apropriado para o inverno.
Isso mesmo é possível pegar um inverno rigoroso com 3 ou no máximo 4 camadas de roupa. Sem exageros e sem passar frio.
Dica 8 – Se hidrate
No inverno tomamos menos líquidos em função do frio, porém o nosso organismo gasta muita energia para manter a temperatura. Além disso, as altas temperaturas da calefação dos prédios e hotéis deixam o ar seco e a garganta pode sofrer com isso.
Dica 9 – Vitaminas
Veja se os níveis de vitamina D estão Ok e comece a tomar Vitamina C com alguns dias de antecedência a viagem, para evitar um resfriado com o choque de temperatura.
No geral, eu que sofro de rinite, fico super bem com o clima seco dos países do hemisfério norte e nunca tive problemas, mas como sempre me preparo no pré-férias, não fico com medo de um resfriado estragar as férias.
Dica 10 – Bateria Extra
Bateria Extra para o celular. Isso mesmo, dica estranha, né?! Mas você sabia que no inverno rigoroso as baterias dos eletrônicos acabam mais rápido? Pela nossa experiência, a bateria do celular acaba mais rápido nos dias que estamos caminhando na rua e o aparelho fica mais em contato com o frio.
Dica 11 – Obedeça as regras
Respeite os alertas de segurança. A neve e o inverno podem ser lindos, mas também perigosos. Não sabemos o que há debaixo daquele neve branca e fofinha, e se existem caminhos já abertos para caminhar, utilize-os. Em geral, as prefeituras são bem organizadas e trabalham para limpar as calçadas e ruas para os carros, mas vai que ainda não deu tempo.
O mesmo vale para quem for dirigir. Respeite a velocidade e a utilização dos pneus de neve ou correntes. Uma pista que no verão pode ser uma beleza de dirigir, no inverno pode ser um “sabão” e você perder o controle da direção. Na Alemanha foi perfeito dirigir, as estradas são muito bem limpas. Na Itália, tivemos uma situação que os pneus não seguraram / deslizou e ficamos com bastante medo. Cautela é a dica!
Dica 12 – Hidratantes
Para os lábios, utilize protetor labial. O frio acaba rachando os lábios com uma facilidade incrível. Não use manteiga de cacau, pela nossa experiencia acaba ficando pior. O que recomendamos é o Chapstick ou Carmax, porém existem diversas outras marcas. Use várias vezes por dia e utilize para proteger, não somente quando já estiver rachado.
Para o corpo, utilize um hidratante intensivo. O frio pode machucar a pele ou a deixar mais sensível. Tenha em mãos alguma opção de creme hidratante intensivo, que tenha um alto poder de absorção e hidratação. Em geral, os melhores acabam nem tendo fragrância. Utilizamos o da Neutrogena e funciona super bem!
Dica 13 – Respeite seus limites
A mais simples de todas! Se estiver com muito frio, não exceda os limites do teu corpo. Entre em uma cafeteria ou shopping, sente, respire, tome um chá, café ou hot chocolate e equilibre a temperatura do teu corpo para seguir o passeio.
E então, você tem mais alguma dica para os viajantes que viajarão no inverno Europeu, Canadense ou Americano?