Depois de conhecer Porto e viver a cultura de Portugal por alguns dias, a próxima cidade que escolhemos foi considerada como o Destino Europeu 2019. E na minha opinião, 2020 também!
Budapeste, capital da Hungria, foi o local que decidimos conhecer para iniciar nossa jornada pelo Leste Europeu.
Esta cidade histórica, que está às margens do Rio Danúbio, é a sexta maior capital na Europa e oferece paisagens lindas.
Neste post, queremos compartilhar contigo alguns dos principais locais que tivemos a oportunidade de conhecer, bem como o tradicional Mercado de Natal que estava funcionando em função da época do ano que visitamos. E vamos compartilhar também uma dica ótima para quem vai visitar a cidade e quer economizar em atrações turísticas e no transporte público.
Budapeste
Assim como diversos locais na Europa, a cidade de Budapeste é realmente muito antiga. Os primeiros assentamentos começaram a mais de dois mil anos, passando por diversas ocupações e revoluções.
Budapeste é dividida pelo Rio Danúbio e ao longo da história, eram cidades separadas, ficando de um lado do rio a cidade de Buda e de outro Peste. Em 1873 as cidades foram fundidas, criando a capital da Hungria que hoje conhecemos.
Na Segunda Guerra Mundial, o regime nazista ocupou a região e matou mais de 250 mil judeus. Na cidade há diversas evidências e símbolos que o regime deixou nas construções. Pela cidade também é possível encontrar monumentos criados para homenagear os acontecimentos, que infelizmente fez parte do país.
Principais Pontos Turísticos
Nossa viagem foi no inverno e tenho certeza que visitar no verão deve oferecer outra visão dos locais, pois há várias praças e jardins na cidade.
A cidade no inverno é marcada pelo contraste da neve e pelo encantamento da decoração do Natal. Mais abaixo vou falar sobre o Mercado de Natal, que diversas cidades da Europa criam nesta época do ano, mas que a de Budapeste é realmente especial, pelo tamanho e organização.
Falar de Budapeste e de seus pontos turísticos, com certeza devemos fazer menção às inúmeras e famosas Termas. A cidade é conhecida pelas Fontes de Águas Termais, que são consideradas terapêuticas. Além das piscinas, os prédios onde estão localizados as termas chamam a atenção pela decoração e arquitetura histórica.
As Termas mais famosas são:
- Széchenyi: a mais famosa e mais badalada
- Gellért: a mais bonita e organizada
- Rudás: a mais antiga e aconchegante
A Lukács é outra terma famosa e bastante tradicional na cidade e está inclusa no Budapest Card!
Falando de locais e prédios históricos, o Castelo de Buda, que fica do lado Buda da cidade, é visita obrigatória para quem visita Budapeste.
Como ele fica no alto de uma montanha / morro, podemos assim chamar, a vista que ele oferece de Peste é panorâmica e linda!
Quem tem o Budapest Card, tem direito a utilizar o transporte oficial do Castelo, que te leva até o Castelo e para em mais 3 pontos da região.
Vale comentar, que a região do Castelo é como se fosse uma mini-cidade. Conforme você vai andando, parece que é uma cidade pequena, com o Castelo e igrejas em suas ruas de paralelepípedos.
Na região do Castelo está a Matthias Church, uma igreja linda de estilo gótico.
E o Castelo é atualmente a Galeria Nacional Húngara, que hospeda inúmeras obras de arte do país. A entrada está inclusa no Budapest Card.
Para subir, além do transporte oficial do castelo (que são os carrinhos de golfe azul e com sinalização), existem outras empresas que oferecem o serviço e também há a opção de utilizar o histórico Funicular, espécie de trem vertical puxado por cabo de aço.
O Funicular foi construído originalmente em 1870, ficou praticamente destruído na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído em 1986.
Diversos lugares que lí, indicavam para subir de funicular e descer pelas ladeiras depois, a pé. Aliás, é possível subir a pé o percurso, porém no inverno não é algo viável na minha opinião.
Parlamento
Um dos pontos turísticos mais disputados, o Parlamento oferece uma arquitetura incrível, sendo possível fazer uma visita guiada pelo local. Recomenda-se fazer o agendamento antecipado, pois é muito disputado.
Basílica de Santo Estêvão
A região é super tranquilo para caminhar, assim como toda a cidade. Na frente da Basílica tem uma praça e, na época das festividades do final do ano, há uma Feira de Natal, um pouco menor que a Feira principal.
A Basílica tem mais de 100 anos, seu interior é muito bem conservado e com pinturas lindas. Atualmente também é utilizada para consertos e seu interior pode comportar mais de 8 mil pessoas.
Vale comentar, que diversos pontos importantes de conhecer na cidade estão próximos, sendo possível você fazer um passeio a pé. Para outros trajetos, o transporte público da cidade é bastante eficiente e está incluso no Budapest Card.
Sapatos às Margens do Danúbio
É um memorial, que foi criado em homenagem ao povo judeu que tanto sofreu com os acontecimentos do regime nazista na Hungria.
A história conta que, na época, o bem mais valioso que o judeu carregava eram seus sapatos. Então, antes de serem executado e atirados no Danúbio, eles eram obrigados a retirar seus sapatos. É uma triste homenagem, que retrata o que o regime nazista causou de terror no mundo.
Ponte das Correntes
É uma das belas pontes que cruzam o Danúbio e que ligam o lados Buda a Peste, fazendo parte das fotos mais bonitas que tiramos de Budapeste.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as pontes da cidade foram destruídas pela Alemanha e tiveram que ser reconstruídas.
Como comentei, as pontes fazem parte dos cartões postais da cidade, mas a noite, em função de serem iluminadas, o efeito fica ainda mais bonito!
A Ponte Széchenyi Lánchíd também é linda. Fica logo à frente do Buda Castle e seus Leões que fazem a “guarda” do local. É o spot ideal, para fotos perfeitas!
Mercado de Natal
Se você está planejando uma viagem na época das festividades de Final de Ano, os Mercados de Natal são locais imperdíveis e que devem, definitivamente, fazer parte de seu roteiro.
O principal fica na Rua de Pedestres, na região central e histórica da cidade, mas há outros menores, como o que fica logo em frente ao Mercado Público e o que fica em frente a Catedral da cidade.
E se você está se perguntando por que eu considero imperdível?! A resposta é simples: variedade de pratos típicos deliciosos, o Mulled Wine, que é a bebida típica deles no inverno (no estilo do nosso quentão), música, cores – a decoração de Natal e a árvore são lindas – além de pessoas animadas no clima festivo.
Mercado Público
Quem tiver um tempinho, a visita ao Mercado Público é ótima para conhecer os costumes locais com relação a alimentação e produtos / artesanato.
Algo que me surpreendeu foi a organização e limpeza do local. Como ele é dividido em 3 andares, não fica aquela mistura de cheiros que normalmente é. No andar inferior (subsolo) é onde estão as carnes e peixes. No piso térreo, estão os frios, saladas / vegetais e grãos. E no piso superior, estão os restaurantes que vendem pratos típicos, como a pizza húngara, que é DELICIOSA!
É uma massa frita e você pode escolher diversos recheios. O mais tradicional é o de sour cream com queijo ralado. Suave, delicioso e barato! Como era perto de casa, fomos duas vezes aproveitar.
Além de outros pratos típicos e vários locais com venda de artesanatos.
Outros locais para visitar:
A roda gigante oferece uma vista linda da cidade. Não conseguimos ir nesta vez, mas vimos algumas fotos lindas tiradas lá de cima.
Ir a algum restaurante e provar um prato típico da Hungria. O país tem uma culinária muito parecida com a nossa com relação ao tempero. Então, não é nada difícil amar os pratos do país!
Budapest Card
Durante nossa viagem por Budapeste, utilizamos o Budapest Card. Um cartão de benefícios, focado no turismo local e que é oferecido pela Secretaria de Turismo da cidade.
Eles criaram este cartão para beneficiar o turista, oferecendo o acesso a diversos locais importantes da cidade, pontos turísticos e transporte público em um único serviço.
Além de reunir tudo em um único local, o Budapest Card oferece um excelente desconto se compararmos a compra de todos os serviços avulsos.
O cartão é oferecido por horas, ou seja, você pode comprar de acordo com a quantidade de dias ou, até mesmo, para você se organizar melhor no seu itinerário.
Após fazer a compra e a ativação do cartão, você já pode começar a utilizar toda a rede de transporte público da cidade e visitar os diversos pontos turísticos que fazem parte do pacote, de acordo com o tempo que você escolheu.
O Budapest Card está disponível nas seguintes versões:
👉 Link do site com todas as informações e atrações incluídas = http://bit.ly/2RO8Qlk
Budapest Card
- 24 horas
- 48 horas
- 72 horas (42,99 euros)
- 96 horas
- 120 horas
Budapest Card Junior
- 72 horas
Budapest Card Plus
- 72 horas
No Budapest Card Plus, estão disponíveis acessos a mais pontos turísticos, descontos especiais e a utilização do MiniBud, o transporte oficial via Shuttle que sai e chega do aeroporto para seu hotel / acomodação.
Veja a lista de locais incluídos no cartão e faça a programação!
Você pode comprar o cartão online e retirar em um dos Budapest Points, facilitando a organização da sua viagem. Inclusive, seu voo chegue mais cedo, há um quiosque dentro do aeroporto para retirada ou compra do cartão.
Impressões gerais
Você deve ter lido, ao longo do post, o quanto ficamos impressionados com a beleza da cidade e com a sua organização.
Queremos muito visitar a Budapeste novamente no verão ou primavera, para conhecer a versão florida da cidade.
Agora entendemos o motivo dela ser considerada uma das capitais mais bonitas da Europa e sempre estar entre os destinos mais visitados. Recomendamos que você inclua Budapeste na sua EuroTrip!
ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS
VAI VIAJAR?
Reserve seu Hotel no Booking, garanta o menor preço e o hotel ideal para a sua viagem. O Booking possui inúmeras opções de hospedagem em todo o mundo, além de oferecer a possibilidade de reservar com a opção de cancelamento gratuito.
Não deixe de fazer seu Seguro Viagem! A gente nunca viaja sem fazer!
O Seguro Viagem é obrigatório nas viagens para a Europa. Mas não deixamos de fazer em nenhuma viagem internacional, principalmente quando o destino é os Estados Unidos, que não possui rede pública de saúde.
Adquira seu Seguro com a Seguros Promo e ganhe 5% de Desconto com o Cupom: DICASDEVIAGENS5
Viaje com internet ILIMITADA no seu celular!
Viajar para o exterior com internet te livra de várias roubadas! A gente nem pensa mais na opção de viajar sem ter essa facilidade. Nada melhor que já chegar no destino com tudo funcionando, inclusive podendo manter seu mesmo número de Whatsapp. A Easysim4u oferece plano de dados em 140 países, com conexão de internet ilimitada.
Compre com 10% de Desconto usando o nosso cupom de desconto especial: DICASDEVIAGENS10
Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog. E a gente agradece de coração! 😉
Argentina | Paraguai | Uruguai
AMÉRICA CENTRAL
AMÉRICA DO NORTE
New York | Flórida | Carolina da Sul | Geórgia | Canadá
BRASIL
Alagoas | Bahia | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Sul |
EUROPA
Alemanha | Espanha | França | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal