Quando estávamos organizando nossa última viagem pela Flórida, decidimos que faríamos tudo com calma e sem correria, sem bate-volta dos lugares que gostaríamos de visitar. Já fazia algum tempo que queria visitar o Kennedy Space Center e acabava que nunca dava certo de visitarmos em função de tempo ou roteiro e, desta vez, conseguimos nos organizar e ir na estação de lançamento de foguetes da NASA, no Cabo Canaveral.
Descobrimos que o KSC (Como é abreviado) fica entre Cabo Canaveral, Merritt Island e a pacata cidade de Titusville. E foi em Titusville que decidimos ficar para ficar mais próximo do Kennedy Space Center.
Como foi o nosso trajeto?
Talvez, até contrariando a ideia inicial de fazer tudo sem correria, vou dizer que é tranquilo fazer um bate-volta, mas foi perfeito ir para Titusville, sem a preocupação com horário ou de estar cansado para dirigir.
Saímos de Orlando com destino ao hotel que ficaríamos hospedados em Titusville, colocamos no Waze (estávamos conectados 24 horas com a internet 4G da EasySim4U) e seguimos viagem. O trajeto dura em torno de uma hora para quem viaja direto. Viagem tranquila, estrada bem sinalizada e com alguns poucos pedágios, mas como estávamos com o nosso SunPass Mini, não precisamos nos preocupar com isso.
Como somos daquele estilo de viajante que se enxerga uma loja, já faz o retorno para parar, saímos de Orlando no início da tarde e fomos para Titusville sem problemas com o horário, pois iríamos visitar o complexo do KSC apenas no outro dia. Com isso, o percurso de uma hora, levou quase duas… hahaha
Chegamos na cidade, fomos direto no KFC almoçar e depois fomos para o hotel descansar um pouco e aproveitar a piscina do Fairfield Inn & Suites by Marriott Titusville Kennedy Space Center. A cidade é realmente bastante tranquila, sendo o principal ponto turístico próximo o Kennedy Space Center, porém foi perfeito para ir no Walmart com quase zero turistas que já conheci, bem com uma das maiores Dollar Tree e uma Marshalls onde tudo estava bem organizado e com uma variedade de produtos excelente.
Quando você planejar ir no KSC, vale a pena entrar no site oficial para verificar qual o dia terá um Rocket Launch, ou seja, um lançamento de foguete na estação.
O calendário geralmente é fixo, mas eventualmente podem ocorrer alterações sem prévio aviso. No nosso caso, no dia em que iríamos, não teria nenhum, porém quando chegamos no hotel, descobrimos que teria um na manhã seguinte, por volta das 6h. Fiquei bastante animado pela coincidência, mas não seria possível irmos em função do ingresso que tínhamos. Mais abaixo vou explicar estas opções. Antes de dormir coloquei o despertador para tocar cedo e poder ver de longe o lançamento. Até pensei em irmos lá, mas desisti, pois estava calor demais, mesmo logo cedo.
Resumindo a história, o despertador deve ter tocado e desliguei. Acordamos às 8h da manhã, com aquela sensação de perda, mas fazer o que, né?! Fomos tomar café, nos servimos e, em determinado momento, observei que estávamos sozinhos na área do café e logo depois um barulho longe e muito alto. Acabei não me ligando imediatamente e quando percebi, me dei conta que o lançamento deveria estar atrasado (li diversos relatos que pode ter horas de atrasos) e fui para a rua ver, mas já era meio tarde e acabei vendo só fumaça do rastro do foguete e um barulho já mais baixo ao fundo.
Quando voltei, quem tinha saído do café começou a retornar para finalizar a primeira refeição do dia. Terminamos de nos arrumar, fizemos o check-out e partimos rumo ao KSC.
Foram em torno de 15 a 20 minutos no trajeto entre o hotel e o KSC, onde chegamos e fomos estacionar. O complexo possui estacionamento próprio, pelo valor de U$ 10,00 o período e pagamento é efetuado na entrada. O estacionamento é bastante amplo e no dia da nossa visita estava bem tranquilo.
O lugar é bastante organizado e o processo de entrada no parque foi rápido e sem burocracias.
Efetuamos a troca do nosso voucher no balcão de informações e seguimos para a entrada e inspeção de segurança.
Na frente do parque, antes da inspeção, existe um globo da Nasa, que é lugar oficial para tirar fotos. Como no momento em que chegamos tinha bastante gente na volta para registrar o momento, decidimos fazer na saída e não nos arrependemos. Na verdade não tem uma regra, pois se estiver tranquilo na chegada, já aproveita este momento, pois como na época de Verão chove muito, existe a grande possibilidade de estar chovendo.
Considero o Kennedy Space Center um museu e não um parque de diversões. Claro que não é um museu parado, existe a proposta de interatividade em diversas atrações. Lá você vai encontrar muita informação sobre a evolução dos programas espaciais dos Estados Unidos, como ocorreu a trajetória dos projetos mais famosos e também os planos futuros da Nasa.
Logo na entrada do parque, à esquerda, você poderá observar o jardim dos foguetes e depois não existe uma ordem exata das atrações para você visitar. Como a estrutura do parque não funciona como a Disney, em “ilhas”, é fácil ir de um lado ao outro e ir mesclando as atrações de acordo com os horários e com o seu interesse. Como preferimos fazer tudo mais objetivo nos parques, decidimos ir direto para o que leva mais tempo e que consideramos imperdível no Kennedy Space Center: o Bus Tour até o Apollo/Saturn V Center.
Está incluso no ingresso básico um tour de ônibus, que passa pelos principais pontos da Nasa no Cabo Canaveral.
O ônibus sai do Kennedy Space Center a cada 15 minutos e faz um passeio que circula próximo a estação de lançamento, do prédio que faz a montagem dos foguetes e do Centro de Controle de Lançamentos. Estas são áreas restritas, onde não é possível visitar desacompanhado ou sair do ônibus. Em alguns pontos, o motorista solicita que o telefone e câmeras deixem de ser utilizados. Vale comentar que este trajeto não é possível ser feito de carro ou por conta própria, por se tratar de uma área restrita do governo americano. Para fazer o tour, somente com o bus incluso no ingresso do KSC.
Existe também um outro tour mais completo e guiado, com algumas paradas. Este tour deve ser agendado com antecedência e possui um valor extra de 25 dólares por pessoa.
Após o trajeto com o ônibus por algumas áreas da Nasa, chegamos no Apollo/Saturn V Center. Todos os passageiros descem e iniciam o passeio pelo complexo. A primeira parte é um filme, que mostra algumas cenas sobre a missão Apollo e sobre a história da Nasa.
Logo após, é aberta uma porta que te leva a uma segunda sala, com o impressionante painel de controle utilizado no lançamento das missões Apollo e mostra mais um vídeo muito interessante de como tudo funcionou. É impressionante ver a quantidade de pessoas envolvidas e o número de botões e telas da sala. Vai dizer, é difícil entender como naquela época já existia uma tecnologia que possibilitou a criação de foguetes para enviar em missões para o espaço!
Em seguida, fomos para o salão principal e é aqui onde está exposto o foguete Saturn V, um dos 13 utilizados nos lançamentos entre os anos 1967 e 1972. Gente, o tamanho é impressionante: são 111 metros de muito metal e história. O lugar é um estilo de museu que vai mostrando como funcionou a missão Apollo e suas fases, além de mostrar diversas peças imperdíveis, como um pedaço da Lua (eles dizem ser de verdade e eu acredito), cápsulas de reentrada na Terra – tem uma bastante danificada (tipo queimada) e o tamanho chega a dar uma angustia! É um lugar com espaço bastante reduzido, que chega a dar um sufoco.
O lugar também conta com trajes espaciais, filmes e atividade, como colocar uma roupa de astronauta.
Como estamos na Flórida e todas as atrações terminam em uma lojinha, lá não é diferente e há também uma loja gigante com tudo que você pode imaginar relacionado ao universo da NASA!
Reserve uma média de 1:30 a 2 horas para visitar esta atração e considere fazer logo que você chegar ao KSC, pois ainda existe o tempo de retorno do bus e um horário limite para iniciar ela.
Space Shuttle Atlantis
Na nossa opinião é uma das áreas mais legais do complexo, por ter mais interatividade.
Após o nosso retorno do Bus Tour, fomos para a Atlantis. A visitação inicia com um vídeo (a maioria das atrações no KSC funciona assim), explicando a criação do conceito do Shuttle e do programa Atlantis. Após o vídeo, se abre uma porta para a parte principal do galpão e onde está exposta a Shuttle Atlantis, entre outras diversas atrações, como escorregador, labirinto suspenso para crianças e adultos e o principal: o Simulador de Lançamento.
A gente foi várias vezes no escorregador! Essa área do parque é muito divertida para adultos e crianças.
Há ainda um exemplo da van oficial que é utilizada para para levar os astronautas até a estação de lançamento.
Como são várias atrações e o Simulador de Lançamento pode ter fila, reserve de 1 uma hora e meia para esta atração. Obs.: Para andar no simulador é necessário deixar todos os objetos nos armários disponibilizados.
Heroes & Legend
Logo na entrada do parque e do lado do Rocket Garden, este lugar é dedicado a memória e história dos astronautas que participaram das missões espaciais da Nasa. Em alguns dias é possível conversar com os astronautas! Fique ligado nos horários.
Rocket Garden
Literalmente é um jardim de foguetes!
Aqui estão expostos diversos foguetes dos programas espaciais dos Estados Unidos – Nasa, como Mercury, Gemini e Apollo.
Você ainda terá outras atrações, como I-MAX 3D com algumas opções de filmes relacionados a Nasa, um Memorial aos Astronautas a céu aberto e uma área kids com atividades do Angry Birds.
Você gosta de história e do universo dos astronautas e da NASA? Então este é o lugar!
Prepare-se para muito conteúdo e informação (em inglês) sobre as missões que levaram o homem a Lua, bem como as demais – tripuladas ou não, para enviar satélites ao espaço, manutenção, de reconhecimento ou estudos.
O lugar é extremamente bem organizado e muito didático, perfeito para visitar no verão, pois todas as atrações são em estruturas fechadas e com o ar-condicionado bombando 🙂 e, por chover com frequência na região e principalmente no verão, estar em um ambiente fechado ajuda e muito nos passeios com crianças.
Valores: Adulto U$ 50,00 e Infantil U$ 40,00.
Extras: São oferecidas diversas atrações extras, confira direto no site do KSC.
Como economizar com pedágios na Flórida? Utilize o SunPass Mini
Planet Hollywood Observatory em Orlando
Alugar um Carro no Aeroporto é mais caro?
Hotel em Miami: Habitat Residence Condo Hotel
Buca di Beppo: Restaurante Italiano nos Estados Unidos
Hampton Inn & Suites By Hilton em Miami Brickell/Downtown
Hotel em Orlando: Sheraton Suites Orlando Airport
Orlando Eye: Conheça a Roda Gigante de Orlando
6 Praias Paradisíacas para você conhecer na Flórida
Hotel em St. Pete Beach: Plaza Beach Hotel
ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK l INSTAGRAM l YOUTUBE l TWITTER | PINTEREST
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Todos os Destinos do Dicas de Viagens & Cia.
AMÉRICA DO SUL
Argentina | Paraguai | Uruguai
AMÉRICA CENTRAL
AMÉRICA DO NORTE
New York | Flórida | Carolina da Sul | Geórgia | Montreal
BRASIL
Alagoas | Bahia | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Sul |
EUROPA
Alemanha | Espanha | França | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal
* Nossos ingressos foram uma cortesia do Kennedy Space Center, ao qual agradecemos pela oportunidade e parceria, mas ressaltamos que todas as opiniões aqui relatadas são pessoais e reais.
Nesse vídeo mostramos em detalhes o Busch Gardens Tampa, o parque com As Atrações…
Nesse vídeo mostramos todos os detalhes da Sala Vip do Aeroporto de Porto Alegre!…
Nesse vídeo mostramos em detalhes Como é voar na Premium Economy da Latam em Viagens…
Saiba Como Usar SACO A VÁCUO para ECONOMIZAR ESPAÇO NA BAGAGEM! Nesse vídeo mostramos…
Procurando CHIP VIAGEM INTERNATIONAL? ✅ CUPOM com 15% de DESCONTO! Compre com o desconto…
Saiba Como Comprar Ingressos Broadway com Desconto! Quer ir a um espetáculo da Broadway…