Hoje o Giro 497 RS apresenta a cidade de Teutônia, a 115km de Porto Alegre, que nos surpreendeu com tantos lugares bonitos e bem cuidados.
A cidade de colonização alemã foi idealizada pelo comerciante Carlos Schilling no ano de 1856, quando ele realizou a primeira expedição de colonos alemães para as terras onde hoje se localiza Teutônia. Após muitas etapas de sua colonização e desenvolvimento, e anos depois, em 1981, Teutônia se tornou um município se emancipando da cidade de Estrela.
A expansão da cidade de Teutônia foi tão grande, que ela já gerou a criação de um município-filho, Westfália. [Assunto para um próximo giro!]
Segundos dados do IBGE atualmente a cidade possui 27.272 habitantes.
Teutônia soube otimizar suas belezas naturais e atrações criando a Rota Germânica, onde o turista é guiado por todos os pontos turísticos que a cidade oferece. No próprio site da prefeitura é possível ver todos os detalhes.
O que fazer ou conhecer em Teutônia?
Lagoa da Harmonia
Simplesmente imperdível!
Um paraíso particular aberto ao público, ideal para uma tarde relaxante em torno da lagoa. O visitante paga R$7,50 para entrar e desfrutar da natureza ímpar do lugar. Pertinho da Lagoa da Harmonia também há um mirante, com uma vista lindíssima da cidade. Veja aqui o post com todos os detalhes desta atração de Teutônia.
Localização: Linha Harmonia, a 12 Km do Centro Administrativo de Teutônia.
Fone: (51)3762-6772
Site: www.lagoadaharmonia.com.br
Centro Administrativo
Sede da Administração Municipal, construído em 64 módulos com estilo arquitetônico que retrata o exaimel. O local é todo arborizado e impecável. Junto ao Centro Administrativo está o Museu Henrique Uebel.
Localização: Avenida 1 Oeste, 878.
Fone: (51)3762-7700
Engenho Quatro Ventos
O Engenho Quatro Ventos produz cachaça, licores e melado. Na sua visitação é possível degustar e também adquirir os produtos.
Todo terceiro sábado do mês rola o Dorf Biergarden, onde é servido cervejas artesanais e pratos típicos alemães. O detalhe: Tudo isso rola no jardim no local, que é lindo, rodeado de uma linda natureza.
Infelizmente, nós não fomos no terceiro sábado do mês! 🙁 Mas numa próxima visita a Teutônia, certamente vamos nos programar para curtir esta experiência.
Localização: Linha São Jacó, S/N.
Fone: (51)3762-7958
Das atrações da Rota Germânica estas foram a que conhecemos. A rota ainda conta com as seguintes atrações:
Antick Haus Bergmann: De propriedade do casal Orlando e Iloni Bergmann, é possível conhecer a antiga casa comercial construída em 1895, o porão ainda equipado com todos os instrumentos e o armazém com diversos utensílios.
Artesanato Sapato de Pau: Na propriedade o turista pode acompanhar a confecção do sapato de pau que é o símbolo de Teutônia.
Pesque e Pague Stahlhöfer: Na propriedade o turista pode pescar e aproveitar o momento em meio à natureza, usufruindo de uma boa sombra.
Restaurante Matinho: Neste restaurante é servido ao turista uma deliciosa comida típica alemã e café da colônia.
Vividiana Pedras: Neste empreendimento o turista pode conhecer uma variedade de artigos de decoração e jóias produzidos com pedra, em sua maioria a pedra ágata, encontrada ainda apenas no Rio Grande do Sul.
Bella Luna Aromas: A empresa Bella Luna Aromas elabora os melhores aromas de ambiente com essências naturais.
Granja Rickes: Este atrativo está localizado em meio a natureza e vem ao encontro do turista, permitindo que o mesmo adquira belas flores e hortaliças.
Associação dos Artesãos de Teutônia: Localizada junto ao Centro Administrativo, oferece ao turista uma variedade em produtos artesanais de diversos segmentos bem como artesanato de Teutônia.
Prefeitura Municipal de Westfália: Faz parte da Rota Germânica, mas fica situada, logicamente, na cidade de Westfália.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Teutônia. Acesse o site para maiores informações.
Mais alguns registros feitos durante nossa visita em Teutônia.
Nossa visita foi super agradável e recomendo para uma viagem de final de semana. Dá pra conhecer vários lugares legais e ainda fugir da agitação das grandes cidades.
Lugares muito legais e descolados que fomos e recomendamos:
La Bodeguita: Um bar, em frente ao Baviera Park Hotel, super descolado e há venda de várias cervejas, destilados, vinhos e produtinhos importados (como aquelas barras de chocolate Milka gigantes). Os cervejeiros vão adorar o lugar!
Quiero Café: Um café super descontraído num ambiente moderno e cheio deliciais para saborear! Não deixe de ir!
Ficamos hospedados no Baviera Park Hotel, localizado ao lado do Centro Administrativo, e super recomendo! Super bem localizado e um café da manhã divino!
ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK l INSTAGRAM l YOUTUBE l TWITTER
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS