Para agendar a entrevista de visto americano é necessário ter o número do passaporte, então não tinha escolha, a primeira coisa a se fazer era providenciar o passaporte.
Já tinha escutado comentários que para tirar passaporte era complicado, e para evitar dores de cabeça seria melhor contratar um despachante.
Fui em busca de informações na internet e me pareceu muito simples. De fato foi muito simples e tranquilo. Talvez na época do passaporte verde, os procedimentos fossem mais burocráticos, então se fazia útil a intermediação de um despachante.
Para obter informações detalhadas sobre como obter o passaporte acesse o site da Policia Federal.
O valor para obtenção do passaporte é de R$156,07.
Os documentos necessários são:
– Documento de identidade
– CPF
– Titulo de eleitor e comprovante de que votou na última eleição
– Documento que comprove quitação com serviços militar obrigatório (para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos).
– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (taxa paga para obter o passaporte).
– NÃO leve fotografia, esta será coletada no momento do atendimento sem custo adicional.
Em algumas unidades de atendimento é necessário o agendamento prévio.
Em Porto Alegre é necessário agendar.
Agendei meu atendimento para o dia 24/11/2009 ás 07:45h. Cheguei na Policia Federal no horário e não aguardei mais que 2 minutos para ser atendida.
O atendimento foi rápido, demorou o tempo da atendente digitar meus dados, coletar minhas digitais e foto digital.
O tempo estimado para entrega foi de 7 dias úteis, e a funcionária me informou que eu receberia um e-mail avisando quando o documento estivesse disponível na unidade.
No dia 27/11/2010 á tarde recebi o e-mail informando que o meu passaporte já estava disponível, e poderia ir retirá-lo na Policia Federal.
Na segunda-feira 30/11/2009 já estava com meu passaporte, pronta para então agendar minha entrevista do visto.
Gaúcha, apaixonada por viagens e viciada em juntar milhas. O medo de avião me acompanha, assim como a vontade de embarcar logo no próximo voo, por mais contraditório que isso possa ser. Vivo na contagem regressiva para próxima viagem.