Diversos países te permitem utilizar a carteira nacional de habilitação, nossa CNH, para alugar e dirigir no pais visitado por um período de três meses em média, contados após a data de entrada no pais. Mas muitos outros países te exigem a PID para poder trafegar no país sem problemas.
A PID é a sigla para a Permissão Internacional para Dirigir, e se trata de um documento expedido pelo Detran, através de solicitação em um Centro de Formação de Condutores, que traduz em 7 (sete) idiomas: português, espanhol, francês, inglês, russo, alemão e árabe as informações da tua habilitação original.
A pergunta que fica é: Fazer ou não o documento?
A primeira informação que devemos buscar é se o pais que você está visitando aceita a CNH brasileira. Caso o país em questão não exija a PID, não tem problema, você pode utilizar a sua CNH para dirigir como turista no pais desejado.
Países participantes da convenção de Viena que aceitam a PID para dirigir: África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegovínia, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Espanha, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuwait, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.
Caso o pais exija a PID, seguem os passos para você providenciar o documento e viajar despreocupado. Abaixo, vamos descrever como foi o processo aqui no Rio Grande do Sul. O mesmo foi bem fácil, relativamente rápido e com o custo acessível.
- Escolha um CFC (Auto Escola) da sua preferência e solicite a emissão da PID – Permissão Internacional para Dirigir;
- CNH original e uma cópia simples para as carteiras de habilitação expedidas no RS;
- Comprovante de residência original do mês e uma cópia simples;
- Pagamento da Taxa Código 9024. O valor atual para a emissão no RS é de R$ 57,60;
Tanto a foto como a assinatura, serão utilizadas as que constam na CNH. A data de validade da PID será a mesma da CNH. Prazo de entrega: 5 dias úteis.
Link com as informações do site do Detran RS.
Importante: A PID só tem validade com a utilização em conjunto com a CNH, então, ao viajar, não esqueça de levar os dois documentos!
Na nossa opinião, outro ponto que você deve levar em consideração é o idioma do destino. Imagina um policial te parar, pedir identificação e só falar em alemão contigo? Em todas as viagens que fizemos nunca nos pararam, mas acredito que ter o documento traduzido no idioma local acaba facilitando ao oficial a consulta das informações, sem gerar dúvidas.
Dos países que visitamos nesta EuroTrip, identificamos que a Itália não aceita a CNH, porém no momento do aluguel não foi solicitada a PID em nenhum momento pela atendente. Já lemos relatos que, depende da locadora e a solicitação é aleatória. Já lemos também que no momento da locação não foi solicitado, porém ao ser parado na rodovia o policial solicitou o documento.
Como a solicitação da PID é relativa na locadora ou pela polícia rodoviária do destino e o valor é pequeno comparado à algum transtorno que posso ocorrer, vale a pena fazer o investimento, emitir a PID e viajar despreocupado!
Outra dica valiosa para quem pretende dirigir no exterior, é já sair do Brasil com a internet garantida, adquirindo o chip da Easysim4u. Além da facilidade de ficar conectado full time, ainda te permite economizar no aluguel do GPS. Nós sempre optamos por utilizar o Waze e nunca enfrentamos dificuldades em se localizar.
Veja aqui nossa experiência com o Chip da Easysim4u na Europa.
ACOMPANHE TODAS AS DICAS PELAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK l INSTAGRAM l YOUTUBE l TWITTER
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Todos os Destinos do Dicas de Viagens & Cia.
AMÉRICA DO SUL
Argentina | Paraguai | Uruguai
AMÉRICA CENTRAL
AMÉRICA DO NORTE
New York | Flórida | Carolina da Sul | Geórgia
BRASIL
Alagoas | Bahia | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Sul |
EUROPA
Alemanha | Espanha | França | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal